Pular para o conteúdo principal

Brasil Imperial - Resumo

Brasil Imperial - Resumo

Resumo da História do Brasil Imperial, principais fatos e acontecimentos históricos, cronologia



Período Histórico

Brasil Imperial é um período da história brasileira entre 7 de setembro de 1822 (Independência do Brasil) e 15 de novembro de 1889 (Proclamação da República). Neste período, o Brasil foi governado por dois monarcas: D. Pedro I e D. Pedro II. 

Resumo dos principais fatos da História do Brasil Imperial:

Principais fatos históricos do Primeiro Reinado (1822 a 1831)

- 7 de setembro de 1822: Proclamação da Independência do Brasil por D. Pedro I (então príncipe regente).

- 12 de outubro de 1822 - D. Pedro I é aclamado imperador no Rio de Janeiro.

- 1823 - Reunião da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa com o objetivo de criar a primeira constituição brasileira. Com pouco tempo de trabalha, a Assembleia é dissolvida pelo imperador que cria o Conselho de Estado.

- 1824 - A Constituição Brasileira é outorgada por D.Pedro I.

- 1824 - Confederação do Equador: movimento revolucionário e emancipacionista ocorrido na região nordeste do Brasil.

- 1825 a 1828 - Guerra da Cisplatina: movimento que tornou a região do Uruguai independente do Brasil.

- 1831 - Após muitos protestos populares e oposição de vários setores da sociedade, D. Pedro I abdica ao trono em favor de seu filho.

Principais fatos históricos do Período Regencial (1831 a 1840)

- Neste período o Brasil foi governado por regentes. Regência Trina Provisória, Regência Trina Permanente, Regência Una de Feijó, Regência Una de Araújo Lima

- O período foi marcado por várias revoltas sociais. A maior parte delas eram em protesto contra as péssimas condições de vida, alta de impostos, autoritarismo e abandono social das camadas mais populares da população. Neste contexto podemos citar: Balaiada, Cabanagem, Sabinada, Guerra dos Malês, Cabanada e Revolução Farroupilha.

- 1840 (23 de julho) - Golpe da Maioridade com apoio do Partido Liberal. Maioridade de D.Pedro II foi declarada

Principais fatos históricos do Segundo Reinado (1840 a 1889)

- 1841 - D.Pedro II é coroado imperador do Brasil.

- 1844 - Decretação da Tarifa Alves Branco que protege as manufaturas brasileiras.

- 1850 - Lei Eusébio de Queiróz: fim do tráfico de escravos.

- 1862 e 1865 - Questão Christie - rompimento das relações diplamáticas entre Brasil e Grã-Bretanha.

- 1864 a 1870 - Guerra do Paraguai - conflito militar na América do Sul entre o Paraguai e a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) com o apoio do Reino Unido. Em 1870 é declarada a derrota do Paraguai.

- 1870 - Fundação do Partido Republicano Brasileiro.

- 1871 - Lei do Ventre Livre: liberdade aos filhos de escravas nascidos a partir daquela data.

- 1872 a 1875 - Questão Religiosa: conflito pelo poder entre a Igreja Católica e a monarquia brasileira.

- 1875 - Começa o período de imigração para o Brasil. Italianos, espanhóis, alemães e japoneses chegam ao Brasil para trabalharem na lavoura de café e nas indústrias.

- 1882 - Início do Ciclo da Borracha: o Brasil torna-se um dos principais produtores e exportadores de borracha do mundo.

- 1884 a 1887 - Questão Militar: crise política e conflitos entre a Monarquia Brasileira e o Exército.

- 1885 - Lei dos Sexagenários: liberdade aos escravos com mais de 65 anos de idade.

- 1888 - Lei Áurea decretada pela Princesa Isabel: abolição da escravidão no Brasil.

- 1889 - Proclamação da República no Brasil em 15 de novembro. Fim da Monarquia e início da República.



Brasil Imperial - Resumo. História do Brasil.Net. Disponível em: <https://www.historiadobrasil.net/imperial/>. Acesso em: 27 out. 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Conceitual do Segundo Reinado

MAPA CONCEITUAL SEGUNDO REINADO Mapa Conceitual - Segundo Reinado. História Online. Disponível em: <http://historiaonlineceem.blogspot.com.br/2013/08/mapa-conceitual.html>. Acesso em: 27 out. 2017.

Modelo de Avaliação

          S omatória: A resposta correta será a soma dos números associados às proposições verdadeiras: Ao longo de mais de duzentos anos, nos séculos XVI e XVII, somente esporadicamente a escravidão no Brasil foi objeto de discussão, de reflexão e de debates. Esse quadro começou a mudar a partir de meados do século XVIII, com o liberalismo, o iluminismo e a revolução industrial. A respeito da escravidão no Brasil, ao longo do século XIX, assinale a(s) alternativa (s) correta(s). 01) Embora legalmente proibido no período regencial, o tráfico de cativos africanos não diminuiu na primeira metade do século XIX. 02) Após extinguir o tráfico e abolir a escravidão em seus territórios, os ingleses passaram a pressionar o governo imperial pelo fim da escravidão no Brasil. 04) A abolição da escravidão sofreu a oposição dos fazendeiros de café do interior paulista, que eram, de forma consensual, contra a extinção do trabalho escrav...

O Ensino de História e as TICs

UM OLHAR MIDIÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA UM OLHAR MIDIÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA Cláudia Calheiros da Silva Suruagy1   RESUMO:   O ensino de História nas escolas brasileiras acontece de forma decorativa e desconectada do cotidiano, não acompanhando, em sua maioria, o movimento de modernização pelo qual a educação tem se deparado. Como tentativa para superar esta realidade surgem experiências inovadoras como a que relata o presente artigo, descrevendo uma vivência de sala de aula, com a contextualização e uso das linguagens midiáticas nesta área de ensino, através do uso do computador, com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino. Especificamente, foi utilizada a Internet nas suas vertentes educativas e, portanto, como ferramenta capaz de desenvolver o interesse pela pesquisa da História. Os resultados comprovaram a importância do uso das mídias tanto para o professor, enquanto profissional da Educação que busca um e...